quinta-feira, 24 de março de 2011

Fazendo a lista de convidados…

Organizar festas é uma delícia! Para quem gosta, que fique bem claro – felizmente, é o meu caso. Muitas vezes, pode se tornar uma tarefa bastante cansativa e você pode até ficar se perguntando, por breves e passageiros instantes, por que você inventou tudo isso mesmo… Mas, como eu disse, são breves e passageiros instantes.

Quando fazemos uma festa, queremos festejar, celebrar algo importante com pessoas que nos são igualmente importantes. No entanto, fazer a lista de convidados pode render grandes dores de cabeça e preocupações… A não ser que a sua conta bancária seja beeeeeeeeeem gorda. Nesse caso, não se preocupe: convide todo mundo e apenas relaxe e divirta-se!

Mas e quando o orçamento é restrito? O que fazer? Como quantificar as pessoas? Quando surgem essas dúvidas, muitas pessoas desistem de fazer a festa. Porém, isso não é justo, não é mesmo? Não é justo que você desista de festejar um momento importante por não ter condições financeiras de convidar todas as pessoas de que gostaria.

Organizar uma festa de casamento é tarefa difícil, especialmente quando o assunto a ser tratado é a lista de convidados. Alguns casais, optam, então, por fazer alguma comemoração bem simples, mas, convenhamos, em se tratando de casamento, não existe comemoração simples. Mesmo que você tente planejar algo simples, são tantos detalhes, tantas coisas, que as despesas sempre excederão o planejado.

Outros casais optam por comemorações por adesão, onde cada convidado se responsabiliza pela sua despesa. Geralmente, esse tipo de comemoração ocorre em bares ou restaurantes. Há quem diga que é totalmente deselegante. Eu, como detesto rótulos e generalizações, acho que deselegante é você se endividar apenas para satisfazer os outros. E, sejamos sinceros, se os seus convidados estiverem interessados apenas em comida e bebidas gratuitas, não vale a pena convidá-los, pois se perde a essência do evento, que, como eu já disse, é compartilhar um momento importante e especial com pessoas queridas.

Como agir, então? É preciso estabelecer um critério para a elaboração da lista de convidados. Há critérios bem rígidos e outros mais flexíveis.

Certa vez, li um texto de uma organizadora de casamentos que aconselhava os noivos a fazerem uma série de questionamentos acerca dos convidados. Essa pessoa frequenta a nossa casa e nós frequentamos a dela? Temos o número de telefone de celular dessa pessoa e ela tem o nosso? Podemos ligar e contar com essa pessoa a qualquer momento? Essa pessoa ligou para nos desejar feliz aniversário no último ano (e ainda ressaltava que não valia recados de Orkut e similares)? Por fim, dizia que se você respondeu não à maioria (ou a todas) das perguntas, não há motivo para que a pessoa seja convidada para sua festa de casamento. Bem, se fôssemos seguir esses critérios, provavelmente teríamos menos de trinta convidados… Logo, consideramos critérios muito rígidos, mas cabe a cada um essa avaliação.

Diante desse dilema, decidimos que convidaríamos apenas nossos familiares e amigos muito próximos. Ainda assim, como ambas as famílias são grandes, tivemos que usar alguns critérios. No entanto, havia amigos não tão próximos e principalmente colegas de trabalho, de quem também gostamos muito e com quem gostaríamos de compartilhar nossa felicidade. Então, optamos por desdobrar nosso casamento em dois momentos e decidimos celebrar o casamento civil na presença dos amigos e realizar a cerimônia de casamento na presença de nossos familiares e amigos íntimos. E, é claro, a essa decisão também somou-se o fato de que adoramos uma festinha!

Apesar de estarmos festejando nosso casamento em duas datas, para tentar dividir nossa alegria com as pessoas queridas, provavelmente não estaremos imunes ao fato de que alguém poderá se sentir excluído ou magoado, mas esperamos contar com a compreensão de todos, pois certamente todos passam por momentos semelhantes na vida.

 

P.S.: Como já contei em outra postagem, tivemos um problema de jurisdição com o juiz de paz e, infelizmente, não será possível celebrar o casamento civil no momento que havíamos programado, mas a festa continua marcada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário